Projeto Anual

Em 2018, o Miraflores vai resgatar grandezas para a civilização e a cultura, como a liberdade, a palavra, as artes, a ciência e os direitos humanos. Dará destaque, sobretudo, à importância desses temas na construção do futuro da sociedade.

O projeto pedagógico, chamado “Nossas Heranças”, vai celebrar também personalidades que fizeram história no Brasil e no mundo.

A liberdade como herança vai homenagear Nelson Mandela, Tiradentes e Zumbi dos Palmares. Mandela, que faria 100 anos em 2018, foi presidente da África do Sul entre 1994 e 1999. Preso 27 anos por combater o Apartheid, foi o nome mais notável da luta contra o regime. Ele ganhou o Nobel da Paz em 1993 e mais de 250 condecorações.  Já Tiradentes foi protagonista da Inconfidência Mineira e, Zumbi, o último líder do Quilombo de Palmares.

Na ciência como herança, o Miraflores vai destacar os 200 anos do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Rio, a mais antiga instituição científica do país.

No universo das artes, a escola vai homenagear Athos Bulcão, mestre na arte da azulejaria brasileira, um dos centenários deste ano.

Ele trabalhou com Oscar Niemeyer na construção de Brasília, produzindo belíssimos paineis em monumentos diversos.

Já na palavra, a celebração será pelos 50 anos da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Fundada em 1968, a instituição promove a leitura por meio de bibliotecas públicas ou comunitárias.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, que completa 70 anos em 2018, também será lembrada no projeto pedagógico, mostrando como inspirou países a elaborarem suas próprias constituições após a Segunda Guerra Mundial, inclusive a Constituição Brasileira de 1988.

­­­

 

Endereço:

Rua Ministro Otávio Kelly, 474
Icaraí - Niterói - RJ

Telefones:
(21) 2714-6838 | 2714-8324
E-mail: contato@mirafloresniteroi.com.br